Como receber informações sobre resultado da sua declaração de IRPF com mensagem pelo celular

Os contribuintes que querem receber informações sobre o processamento das declarações anuais do Imposto de Renda Pessoa Física sem precisar consultar no site da Receita Federal podem fazer um cadastro e ter o resultado do IRPF diretamente no celular com uma mensagem de texto enviada pela Receita.

O contribuinte cadastrado passa a receber um SMS (mensagem curta de texto, na sigla em inglês), ou torpedo, diretamente no celular sobre a liberação da restituição. Quem não é cadastrado pode incluir um número de celular e receber a consulta grátis.

Tutorial: saiba fazer seu cadastro e receber a consulta do IR pelo Celular

Podem usar o serviço todos os contribuintes que entregam a Declaração anual de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física. Basta acessar a opção cadastro de SMS no site da Receita e fazer a ativação. No mesmo endereço é possível cancelar o cadastro ou alterar o número do celular para receber a mensagem no novo número.

Uma mensagem SMS (mensagem curta de texto) será enviada para o celular cadastrado sempre que uma restituição de IRPF, referente a qualquer exercício a partir de 2008, for disponibilizada para resgate.

Basta realizar o cadastro e fazer a ativação com sucesso.

O usuário poderá ainda cancelar ou alterar o número do celular para o recebimento da mensagem SMS.

  • O endereço é http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/SMSRestituicao/Default.as...
  • no título “Solicitar”, cadastre o CPF e o número do telefone (8 dígitos) com o DDD (2 dígitos).
  • digite corretamente o código de números e letras que aparecerá na imagem
  • após o recebimento do código de ativação pelo celular, o usuário deverá retornar a página para “Ativar” o cadastro.
  • O sistema é interativo e fornecerá as demais informações necessárias passo a passo.

Quem gosta de manter sempre a finança pessoal em ordem e bem controlada tem no serviço um grande aliado. Outro detalhe muito importante informado pela Receita é que o serviço de consulta da declaração e restituição com envio automático pelo celular cadastrado pelo contribuinte é gratuito. Os clientes das operadoras de telefonia móvel celular não serão cobrados pelo recebimento das mensagens de texto (SMS) enviadas pela Receita Federal do Brasil.



IRPF - Inicio