dependentes

Ministério Público quer dedução total de gastos com educação no IRPF

O Ministério Público Federal quer garantir judicialmente o direito dos contribuintes deduzirem no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) os gastos totais que tiverem com educação, sem limites de valores, incluindo despesas com aquisição de livros, informática, idiomas e cursinhos preparatórios para concurso e vestibular.

Quem pode ser declarado como meu dependente?

Para identificar quem pode ser declarado como dependente na sua declaração do imposto de renda, observe a listagem das condições previstas pela legislação do IR. A maioria dos casos de quem pode, ou não, ser dependente, se enquadra nos exemplos a seguir, mas situações diferentes merecem uma consulta diretamente à SRF.

Um casal pode declarar o mesmo filho como dependente em declarações separadas?

Não. Os casais não podem declarar o mesmo dependente em declarações distintas. Muitos pensam em usar o artificio porque o lançamento das despesas com dependentes reduz a base de cálculo do Imposto de Renda.

O abatimento atual por dependente é de R$ 1.584,60 por pessoa, ou seja, uma média de R$ 132,05 por mês. Mas a mesma pessoa não pode, de forma alguma, aparecer como dependente em duas declarações de IR.

Punições severas

Tenhos dependentes com mais de 18 anos sem CPF. O que devo fazer?

Se você tem dependentes com mais de 18 anos de idade que ainda não estão inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CPF), precisa correr para conseguir mantê-los na declaração do IRPF 2008.

A partir deste ano, todo dependente maior de 18 anos precisa ter o número do CPF indicado na declaração do imposto de renda. Até o ano passado, a exigência só valia para dependentes maiores de 21 anos.

Compensa correr e tirar o CPF pelas deduções

Receita exige CPF de dependentes com mais de 18 anos para evitar fraudes

Com as novas regras adotadas neste ano, o Fisco exige atenção redobrada dos contribuintes na hora de declarar o IRPF 2008. Uma das principais alterações vai evitar deduções fictícias com dependentes e resultará num pente-fino em, pelo menos, 500 mil contribuintes.

Conteúdo sindicalizado

IRPF - Inicio