dicas

Saiba quais documentos juntar para preencher a declaração do IRPF

Os contribuintes que pretendem adiantar a entrega do IRPF 2013 devem reunir desde já os principais documentos que são utilizados no preenchimento da Declaração Anual do Imposto de Renda Pessoa Fïsica. O prazo do IR 2013 começa no próximo dia 1 de março.

Quem não precisa declarar pode tirar vantagem com o IRPF 2013

Mesmo quem não precisa declarar obrigatoriamente o Imposto de Renda Pessoa Física de 2013 pode apresentar a declaração à Receita Federal e ainda tirar proveito.

Segundo disse ao G1, o diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, diz que, apesar de a maioria dos contribuintes não gostar da ideia de fazer a declaração, em alguns casos compensa a apresentação.

Ganhos ou prêmios com Notas Fiscais ou sorteios também devem ser declarados no IR

Muitos contribuintes obtém ganhos através de prêmios ou sorteios nos programas de incentivo à emissão de nota fiscal, e todos devem declarar esses lucros na Declaração Anual do Imposto de Renda. Um exemplo é o projeto Nota Fiscal Paulista.

Segundo Glauco Pinheiro da Cruz, diretor do Grupo Candinho Assessoria Contábil e também presidente do Sesconapi, os contribuintes devem declarar os ganhos ou prêmios auferidos através do programa da Nota Fiscal Paulista.

Deixar de entregar a declaração mesmo sem precisar, sempre compensa?

Uma das principais novidades anunciadas pela Receita Federal em relação ao Imposto de Renda de Pessoa Física em 2010 é o aumento da faixa de isenção: quem teve renda anual igual ou inferior a R$ 17.215, 08 fica desobrigado de declarar. O limite anterior era de R$ 16.473,72. Por isso, em 2009, foram entregues 25,5 milhões de declarações, e em 2010, esse número não será superior a 24 milhões.

O que fazer se a conta bancária para depósito da restituição foi encerrada?

Se você fez uma declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física e tem direito a restituição, mas por algum motivo a conta bancária que informou para receber a devolução do IR não pode mais ser usada, por estar encerrada, por exemplo, deve resolver o problema com duas opções:

Dicas para cuidar das finanças no final de ano e aproveitar o décimo terceiro salário

Fim de ano: hora de acertar as contas!
O fim do ano já está chegando e com isso diversos gastos extras como: as festas, presentes, férias e também o décimo-terceiro salário. Mas, o que fazer com o dinheiro extra? Antes de partir para as compras é importante o consumidor parar e pensar que esse dinheiro pode ser o começo da caminhada para a conquista da independência financeira. Para isso, é necessária uma análise de como se está atualmente em relação ao dinheiro. Normalmente separo as pessoas em três grupos: endividado, sem dívidas e investidor.

Como receber informações sobre resultado da sua declaração de IRPF com mensagem pelo celular

Os contribuintes que querem receber informações sobre o processamento das declarações anuais do Imposto de Renda Pessoa Física sem precisar consultar no site da Receita Federal podem fazer um cadastro e ter o resultado do IRPF diretamente no celular com uma mensagem de texto enviada pela Receita.

O que acontece se eu não receber minha restituição do IRPF?

Parece estranho, mas tem contribuinte que deixa de receber a restituição. Isso pode acontecer se na declaração não for colocado um número de conta bancária para o depósito com a devolução do IRPF pago que pode ser restituído. Sabe o que acontece se você deixa de receber sua restituição?

A restituição ficará disponível no banco por um ano.

Como os casais devem declarar o IR 2009 para pagar menos e aumentar a restituição?

Quem é casado tem seis modos de declarar o Imposto de Renda e deve testar cada uma das opções para escolher o jeito em que o casal pagará menos IRPF ou receberá a maior restituição possível. Quando se declara sozinho o IR, o próprio programa da Receita sugere qual modelo de entrega trará mais vantagens para o contribuinte.

Cuidado na Declaração do IR 2009: dicas para não cair em golpe expondo informações por email

Com o início da temporada de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2009, ano-base 2008, que começa nesta segunda-feira, dia 02 de março, as tentativas de golpes por emails falsos que fazem os contribuintes entregarem seus dados pessoais para bandidos aumentam.

Como saber se preciso declarar o Imposto de Renda 2009? Confira quem deve entregar a Declaração do IRPF

Nesta época do ano muita gente se pergunta: "Será que eu preciso fazer a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda?" O fato é que muitos contribuintes ficam na dúvida e acabam perdendo o prazo. Se você quer entender quem deve declarar o IRPF 2009, confira em quais casos os cidadão são obrigados a prestarem contas para Receita Federal brasileira.

Com MP-451, contribuintes economizarão até 52% no Imposto de Renda 2009

A aprovação da MP 451, que entre outros benefícios fiscais criou mais duas alíquotas na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física, dará um alívio substancial para o bolso do contribuinte já em janeiro de 2009.

Retificação da Declaração impede queda na Malha Fina

Na correria do processo de finalização das declarações de ajunte de Imposto de Renda, muitos contribuintes começam a perceber que cometeram erros que comprometem o material enviado, podendo levá-los até mesmo à Malha Fina da Receita Federal.

Como declarar doações e empréstimos para Receita Federal

As pessoas físicas que no ano-base anterior efetuaram doações e empréstimos para outras pessoas físicas devem informar essa situação na Declaração de Ajuste a ser entregue até prazo estabelecido pela Receita Federal. Essa é uma dúvida que muitos contribuintes manifestam, pois crêem não ser necessário apresentar esses valores ao Fisco.

Como contribuintes devem declarar bens recebidos em herança ou em decorrência de divórcio

Os contribuintes pessoa física que em 2006 receberam bens por herança ou em virtude da dissolução da sociedade conjugal (separação judicial e divórcio) devem ter cuidado no preenchimento da ficha: “Bens e Direitos” da Declaração de Ajuste, a ser enviada à Receita Federal até o dia 30 de abril.

Conteúdo sindicalizado

IRPF - Inicio