malha fina

Ganhos ou prêmios com Notas Fiscais ou sorteios também devem ser declarados no IR

Muitos contribuintes obtém ganhos através de prêmios ou sorteios nos programas de incentivo à emissão de nota fiscal, e todos devem declarar esses lucros na Declaração Anual do Imposto de Renda. Um exemplo é o projeto Nota Fiscal Paulista.

Segundo Glauco Pinheiro da Cruz, diretor do Grupo Candinho Assessoria Contábil e também presidente do Sesconapi, os contribuintes devem declarar os ganhos ou prêmios auferidos através do programa da Nota Fiscal Paulista.

Qual modelo de declaração do IRPF é melhor escolher: Simplificada ou Completa?

Quanto aos modelos de declaração disponíveis, é aconselhável que as pessoas que têm somente uma fonte de renda e poucas deduções a apresentar optem pelo modelo simplificado. Já o contribuinte com várias fontes de renda, altos gastos médicos, pagamento de pensão alimentícia, despesas com educação e previdência privada terá a ganhar se fizer a declaração completa.

Cuidado com fraudes na declaração de vendas de imóveis ou transações imobiliárias

Um aspecto importante ao qual todo contribuinte deve estar atento durante a declaração anual de ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física é o fato de a Receita Federal dispor de instrumentos cada vez mais eficientes de repressão à fraude. Todos os cuidados são poucos.

Como receber informações sobre resultado da sua declaração de IRPF com mensagem pelo celular

Os contribuintes que querem receber informações sobre o processamento das declarações anuais do Imposto de Renda Pessoa Física sem precisar consultar no site da Receita Federal podem fazer um cadastro e ter o resultado do IRPF diretamente no celular com uma mensagem de texto enviada pela Receita.

Receita libera nova consulta a lote de restituição do Imposto de Renda 2009

A consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2009 foi liberada nesta segunda (10), às 9h pela Receita Federal. O contribuinte que caiu na malha fina por causa da declaração de 2008 também terá à disposição um lote para consultar e saber se a restituição foi liberada.

Receita vai analisar padrões do contribuinte com novo sistema de malha fina

Malha Fina analisará padrões nas declaraçõesA Receita Federal está testando um novo sistema informatizado de “malha fina” que estuda o padrão do contribuinte. O objetivo é evitar que uma determinada pessoa tenha a declaração retida em malha várias vezes sem que tenha cometido alguma infração.

IRPF: erros mais comuns que a Receita detecta facilmente na malha fina e devem ser corrigidos na retificação

Com o prazo de entrega proximo de acabar, muita gente acaba transmitindo a declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) com muitas dúvidas e erros que, segundo advogado Antonio Gonçalves, são comuns nas declarações e podem ser identificados na malha fina.

Informação declarada ao IRPF em campo errado não gera multa, decide STJ

Com o prazo final para entrega do imposto de renda 2009, muitos contribuintes ficam preocupados em preencher a declaração de forma errada e acabar na malha fina ou penalizado com multa. Mas uma decisão judicial está aliviando o medo de errar na hora de prestar contas ao leão.

Receita libera restituições do lote residual do IRPF 2007

Quem ainda tem saldo residual a ser pago referente à Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2007 deve consultar a partir desta quinta-feira (26) o pagamento de lote residual do IRPF 2007 que será liberado pela Receita Federal.

De quanto é a multa para quem não entregar a declaração do IR 2009 no prazo?

Sempre que um contribuinte obrigado a entregar a Declaração Anual do IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física deixa de fazer a entrega no prazo estabelecido pela Receita Federal, fica sujeito a uma multa. Para o IRPF 2009, o prazo começou no dia 2 de março e a Receita Federal receberá as declarações do Imposto de Renda 2009 (ano base 2008) até o dia 30 de abril de 2009.

Lote residual do IR 2004: Consulta da malha fina liberada pela Receita

A partir das 9 horas desta sexta (16/01), será liberada a consulta a mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física de 2004 (ano-base 2003). O dinheiro para quem passou pela malha fina do IRPF estará disponível para saque no banco a partir do próximo dia 23.

Como saber se sua declaração caiu na malha fina do IR 2007: Receita libera consulta a lote dos fiscalizados

A partir deste dia 20 de outubro a Receita Federal libera mais um lote de restituições da malha fina. Já é possível saber se sua declaração relativa ao Imposto de Renda de 2007 foi processada e qual o resultado: basta acessar a consulta disponível na página do órgão pela internet ou pelo telefone com o número 146.

Retificação da Declaração impede queda na Malha Fina

Na correria do processo de finalização das declarações de ajunte de Imposto de Renda, muitos contribuintes começam a perceber que cometeram erros que comprometem o material enviado, podendo levá-los até mesmo à Malha Fina da Receita Federal.

Dicas do InfoMoney para garantir sua restituição no IRPF

A equipe do InfoMoney reuniu algumas dicas importantes de cuidados que podem garantir a restituição em 2008. Segundo o site, os contribuintes do imposto de renda que desejam ser os primeiros a receber a restituição referente ao ano-base de 2007, devem prestar bastante atenção ao prepararem suas declarações.

Malha fina: Receita libera consulta ao lote de 2006

Desde quinta-feira (17), a Receita Federal liberou a consulta ao lote de 2006 de declarações de imposto de renda que estavam retidas na malha fina. A correção, para quem está no lote de 2006, é de 23,87% referente à taxa de juros Selic. O pagamento será feito, a partir de 25 de abril, na rede bancária

Das declarações liberadas do lote de 2006, 18.770 têm imposto a pagar e 6.629 têm imposto a receber, sendo que os valores correspondem a mais de R$ 69,9 milhões e R$ 13,866 milhões, respectivamente. Outras 5.135 não possuem saldo de imposto a pagar ou a receber.

Conteúdo sindicalizado

IRPF - Inicio