Receita libera número de recibo de entrega do ano passado pela Internet

Depois de deixar muita gente sem poder fazer a entrega do IR2008 porque não tinham o número do Recibo de Entrega da Declaração Anual de Ajuste do ano passado, a Receita Federal acabou oferecendo uma alternativa para obter a informação pela internet.

O número do recibo da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2007 passou a ser exigido pela Receita este ano para a entrega da declaração, que vai até 30 de abril. A exigência, anunciada pouco antes do início do prazo para entrega, gerou reações porque a Receita Federal obrigaria o contribuinte que perdeu número do recibo a ir pessoalmente a uma unidade da Receita para obtê-lo.

Agora, para ter acesso ao número, o contribuinte terá de entrar na internet e responder a algumas perguntas específicas da Declaração entregue em 2007.

Novidade mal recebida atrasou desorganizados

A novidade acabou prejudicando quem queria enviar a declaração logo no primeiro dia para receber antes o dinheiro da restituição, mas não anotou o número na última prestação de contas com a Receita. EM 2007, o primeiro lote de restituição foi liberado no dia 15 de junho, com prioridade para idosos.

Segundo a Receita, exigir a apresentação do número do recibo da declaração do ano anterior tem finalidade educativa. A intenção do órgão é formar no contribuinte a cultura de olhar o seu extrato do Imposto de Renda. Com o número do recibo, o contribuinte pode, a qualquer momento, verificar com a Receita, pela internet, como está o processamento da sua declaração e as pendências existentes.

Como achar meu número do recibo de entrega da Declaração do IRPF de 2007?



IRPF - Inicio