restituição

Quem não precisa declarar pode tirar vantagem com o IRPF 2013

Mesmo quem não precisa declarar obrigatoriamente o Imposto de Renda Pessoa Física de 2013 pode apresentar a declaração à Receita Federal e ainda tirar proveito.

Segundo disse ao G1, o diretor-executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos, diz que, apesar de a maioria dos contribuintes não gostar da ideia de fazer a declaração, em alguns casos compensa a apresentação.

O que fazer se a conta bancária para depósito da restituição foi encerrada?

Se você fez uma declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física e tem direito a restituição, mas por algum motivo a conta bancária que informou para receber a devolução do IR não pode mais ser usada, por estar encerrada, por exemplo, deve resolver o problema com duas opções:

Como receber informações sobre resultado da sua declaração de IRPF com mensagem pelo celular

Os contribuintes que querem receber informações sobre o processamento das declarações anuais do Imposto de Renda Pessoa Física sem precisar consultar no site da Receita Federal podem fazer um cadastro e ter o resultado do IRPF diretamente no celular com uma mensagem de texto enviada pela Receita.

Receita libera nova consulta a lote de restituição do Imposto de Renda 2009

A consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2009 foi liberada nesta segunda (10), às 9h pela Receita Federal. O contribuinte que caiu na malha fina por causa da declaração de 2008 também terá à disposição um lote para consultar e saber se a restituição foi liberada.

O que acontece se eu não receber minha restituição do IRPF?

Parece estranho, mas tem contribuinte que deixa de receber a restituição. Isso pode acontecer se na declaração não for colocado um número de conta bancária para o depósito com a devolução do IRPF pago que pode ser restituído. Sabe o que acontece se você deixa de receber sua restituição?

A restituição ficará disponível no banco por um ano.

Como consultar o primeiro lote de restituição do IRPF de 2009 e lote residual de 2008

Cerca de 1,3 milhão de contribuintes que vão receber restituição do IR no primeiro lote unificado de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2008 e 2009 poderão consultar a partir da próxima sexta-feira (5) diretamente na Receita Federal o que têm direito na devolução.

Ministério Público quer dedução total de gastos com educação no IRPF

O Ministério Público Federal quer garantir judicialmente o direito dos contribuintes deduzirem no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) os gastos totais que tiverem com educação, sem limites de valores, incluindo despesas com aquisição de livros, informática, idiomas e cursinhos preparatórios para concurso e vestibular.

Como os casais devem declarar o IR 2009 para pagar menos e aumentar a restituição?

Quem é casado tem seis modos de declarar o Imposto de Renda e deve testar cada uma das opções para escolher o jeito em que o casal pagará menos IRPF ou receberá a maior restituição possível. Quando se declara sozinho o IR, o próprio programa da Receita sugere qual modelo de entrega trará mais vantagens para o contribuinte.

Receita libera restituições do lote residual do IRPF 2007

Quem ainda tem saldo residual a ser pago referente à Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2007 deve consultar a partir desta quinta-feira (26) o pagamento de lote residual do IRPF 2007 que será liberado pela Receita Federal.

PGBL, VGBL, seguros e previdências: o que podemos deduzir no IRPF?

Na declaração do IRPF - Imposto de Renda 2009 (ano base 2008) muitos contribuintes podem economizar com a dedução na apuração do IR Pessoa Física de todos os valores contribuídos para a previdência oficial, previdência privada ou ao FAPI - Fundo de Aposentadoria Programada Individual.

Mas para aproveitar esse investimento dedutível, a Receita Federal exige a adoção do modelo Completo da Declaração do IRPF.

Mais um lote de restituições do Imposto de Renda liberado para consulta pelos contribuintes

A consulta ao penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007) foi liberada pela Receita Federal nesta segunda-feira (10).

Receita libera consulta ao segundo lote do Imposto de Renda de 2008

A Receita Federal do Brasil libera nesta segunda-feira (8), às 8h, na internet, a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). Além da internet, as informações podem ser obtidas por meio do telefone 146. Nos dois casos, é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Confira o Calendário das Restituições para declarações do Imposto de Renda Pessoa Física entregues em 2008

A Receita Federal já publicou no Diário Oficial da União o cronograma de pagamento da restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2008, ano-base 2007. Serão sete lotes, pagos entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote está agendado para o dia 16 de junho.

Consulta ao Primeiro Lote de restituições do Imposto de Renda 2008 será aberta nesta segunda

A consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007) estará disponível a partir das 8 horas desta segunda-feira (9/6). Segundo a Receita, serão liberadas neste primeiro grupo, 1.379.175 restituições, a maioria para contribuintes com 60 anos ou mais.

Dicas do InfoMoney para garantir sua restituição no IRPF

A equipe do InfoMoney reuniu algumas dicas importantes de cuidados que podem garantir a restituição em 2008. Segundo o site, os contribuintes do imposto de renda que desejam ser os primeiros a receber a restituição referente ao ano-base de 2007, devem prestar bastante atenção ao prepararem suas declarações.

Conteúdo sindicalizado

IRPF - Inicio